Fichamento 1

FICHAMENTO VIEIRA,A.T.Funções e papéis da tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004. Disponível em: moodle.mec.gov.br/UnB/mod/data/vieir.php? id=1135. Resumo: O autor aborda os benefícios que a tecnologia oferece no âmbito educacional globalizado, e enfatiza a necessidade do domínio das tecnologias por parte de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Conceitua, exemplifica e traça as diferenças entre dado, informação e conhecimento, demonstrando de forma linear a importância do entrelaçamento dos campos citados. 2) Citações principais do texto: “Sabemos dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno, seja em atividades de programação de rotinas e processos; como de organização, registro, acesso, manipulação e apresentação de informações com aplicativos;...” ( p. 1) “... esse trabalho só se concretiza quando o professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia, transpondo-os para o seu trabalho pedagógico e aplicando-os no cotidiano da sala de aula.”(p.1) “Mas o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser um grande aliado da equipe de direção e coordenação da escola. Porém, antes de tentarmos equacionar esse problema, precisamos fazer algumas reflexões sobre a natureza dessa questão.”(p.1) “Conhecimento não é dado nem informação, embora ambos estejam relacionados. A confusão entre dado, informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro em projetos que nem sempre são adequados para uma certa instituição. O sucesso ou o fracasso organizacional depende, muitas vezes, em saber de quais deles precisamos, com quais contamos e o que podemos fazer com cada um. Por isso, embora possa parecer que essas diferenças sejam claras vamos analisar as distinções entre elas” (p.1) “Os dados são conjuntos de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos...” (p.1) “Já a informação, na forma de documento ou de uma comunicação audível ou visível, é uma mensagem [...]. No entanto, para ser considerada informação a mensagem precisa ser aceita pelo receptor, pois se ele a julgar desprovida de sentido, ela não será considerada. Para que dados transformem-se em informações, é preciso que se acrescente significado.” (p.2) “O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações...” (p.3) “Enfim, conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que informações, derivam de dados. A capacidade de transformar informação em conhecimento não pode ser realizada por uma máquina, sem a interferência da mente humana, isto é, tal capacidade é exclusivamente humana...” (p.4) “Assim, para serem gerados novos conhecimentos faz-se necessário realizar ações sobre as informações disponíveis em um dado momento e contexto [...] Embora obtenhamos dados a partir de registros e informações, de mensagens, os conhecimentos têm origem em indivíduos.” (p.4). “A criação de ambientes informatizados na organização para apoio à gestão do conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a cultura de colaboração existente. Organizações internamente muito competitivas ou que apresentem um elevado grau de isolamento entre os funcionários, terão mais dificuldade de criar um ambiente de troca. A prática de trabalho dos professores, geralmente isolada nas salas de aula, dificulta sobremaneira a criação de uma cultura de colaboração. Por isso, há necessidade do gestor planejar a existência de momentos de troca de experiências entre professores e funcionários. A implementação de um sistema de organização e disseminação de informações na escola torna-se bem mais fácil quando a cooperação já faz parte da cultura escolar...” (p.6) “... Quando um sistema é implementado em culturas organizacionais previamente estabelecidas, a forma pela qual as informações são organizadas e produzidas interage com a cultura já existente, criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em dissonância e oposição. Tudo isso aponta para a necessidade de clareza e coesão da equipe sobre os objetivos pretendidos pela organização.” (p.8) 3) Comentários: É notória a importância das tecnologias dentro do ambiente escolar. A alfabetização digital não pode ser mais ignorada, entretanto é necessário o mapeamento da instituição para que as implantações tecnológicas atenda a demanda de sua comunidade. O MEC na tentativa de informatizar as escolas instalou laboratórios, entretanto na sua implantação não houve participação e preparo metodológico, fator relevante conforme o texto apresentado. Atualmente criou-se como estratégia constituir um único profissional com maior habilidade técnica a fim de manter o laboratório em funcionamento precário, pois quando uma simples pane se estabelece na sua ausência, o serviço é interrompido. Evidenciando a fragilidade do projeto. Vale ressaltar que a maioria das escolas ainda está coletando dados e transformando em informação, desvinculada do conhecimento. 4) Questionamento: 1. Evidente é a importância das tecnologias dentro das escolas, desta forma por que a educação caminha tão lentamente e descontextualizada do mundo?

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