FICHAMENTO
VIEIRA,A.T.Funções e
papéis da tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004. Disponível em:
moodle.mec.gov.br/UnB/mod/data/vieir.php? id=1135.
Resumo:
O autor aborda os
benefícios que a tecnologia oferece no âmbito educacional globalizado, e
enfatiza a necessidade do domínio das tecnologias por parte de todos os
envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
Conceitua, exemplifica
e traça as diferenças entre dado, informação e conhecimento, demonstrando de
forma linear a importância do entrelaçamento dos campos citados.
2) Citações principais
do texto:
“Sabemos dos vários
benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno, seja
em atividades de programação de rotinas e processos; como de organização,
registro, acesso, manipulação e apresentação de informações com aplicativos;...”
( p. 1)
“... esse trabalho só se concretiza quando o
professor domina os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia,
transpondo-os para o seu trabalho pedagógico e aplicando-os no cotidiano da sala
de aula.”(p.1)
“Mas o grande problema
em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser um grande aliado
da equipe de direção e coordenação da escola. Porém, antes de tentarmos
equacionar esse problema, precisamos fazer algumas reflexões sobre a natureza
dessa questão.”(p.1)
“Conhecimento não é
dado nem informação, embora ambos estejam relacionados. A confusão entre dado,
informação e conhecimento gera enormes gastos de tempo e dinheiro em projetos
que nem sempre são adequados para uma certa instituição. O sucesso ou o
fracasso organizacional depende, muitas vezes, em saber de quais deles
precisamos, com quais contamos e o que podemos fazer com cada um. Por isso,
embora possa parecer que essas diferenças sejam claras vamos analisar as
distinções entre elas” (p.1)
“Os dados são conjuntos
de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos...” (p.1)
“Já a informação, na
forma de documento ou de uma comunicação audível ou visível, é uma mensagem [...].
No entanto, para ser considerada informação a mensagem precisa ser aceita pelo
receptor, pois se ele a julgar desprovida de sentido, ela não será considerada.
Para que dados transformem-se em informações, é preciso que se acrescente
significado.” (p.2)
“O conhecimento tem caráter humano e é mais
amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações...” (p.3)
“Enfim, conhecimentos derivam de informações,
da mesma maneira que informações, derivam de dados. A capacidade de transformar
informação em conhecimento não pode ser realizada por uma máquina, sem a
interferência da mente humana, isto é, tal capacidade é exclusivamente humana...”
(p.4)
“Assim, para serem
gerados novos conhecimentos faz-se necessário realizar ações sobre as
informações disponíveis em um dado momento e contexto [...] Embora obtenhamos
dados a partir de registros e informações, de mensagens, os conhecimentos têm
origem em indivíduos.” (p.4).
“A criação de ambientes
informatizados na organização para apoio à gestão do conhecimento deverá considerar
os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a cultura de
colaboração existente. Organizações internamente muito competitivas ou que
apresentem um elevado grau de isolamento entre os funcionários, terão mais
dificuldade de criar um ambiente de troca. A prática de trabalho dos
professores, geralmente isolada nas salas de aula, dificulta sobremaneira a
criação de uma cultura de colaboração. Por isso, há necessidade do gestor
planejar a existência de momentos de troca de experiências entre professores e
funcionários. A implementação de um sistema de organização e disseminação de
informações na escola torna-se bem mais fácil quando a cooperação já faz parte
da cultura escolar...” (p.6)
“... Quando um sistema
é implementado em culturas organizacionais previamente estabelecidas, a forma
pela qual as informações são organizadas e produzidas interage com a cultura já
existente, criando situações que resultam em sintonia e reforço ou em dissonância
e oposição. Tudo isso aponta para a necessidade de clareza e coesão da equipe
sobre os objetivos pretendidos pela organização.” (p.8)
3) Comentários:
É notória a importância
das tecnologias dentro do ambiente escolar. A alfabetização digital não pode ser
mais ignorada, entretanto é necessário o mapeamento da instituição para que as
implantações tecnológicas atenda a demanda de sua comunidade. O MEC na
tentativa de informatizar as escolas instalou laboratórios, entretanto na sua implantação não
houve participação e preparo
metodológico, fator relevante conforme o texto apresentado. Atualmente criou-se
como estratégia constituir um único
profissional com maior habilidade técnica a fim de manter o laboratório em
funcionamento precário, pois quando uma simples
pane se estabelece na sua ausência, o
serviço é interrompido. Evidenciando a fragilidade do projeto.
Vale ressaltar que a
maioria das escolas ainda está coletando dados e transformando em informação,
desvinculada do conhecimento.
4)
Questionamento:
1.
Evidente é a importância das tecnologias dentro das escolas, desta forma por
que a educação caminha tão lentamente e descontextualizada do mundo?
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