Fichamento 2
ALMEIDA,Maria.E.B.Gestão de
tecnologias na escola.Série”tecnologia e Educação: Novos tempos,outros rumos”.
Programa Salto para o Futuro, setembro.2002.
1) Resumo
A autora descreve a
trajetória das Tecnologias de Informação e Comunicação no espaço escolar, os
percalços para sua implantação e implementação, bem como seu valor no
rompimento de barreiras de acesso ao saber. Destaca a importância da criação de
“comunidades colaborativas” visando à formação integral do ser e com relevante
destaque nas intervenções administrativas e pedagógicas.
2) Citações principais do
texto
“As tecnologias de informação e comunicação
foram inicialmente introduzidas na educação para informatizar as atividades
administrativas [...]. Posteriormente, as TIC começaram a adentrar no ensino e
na aprendizagem sem uma real integração às atividades de sala de aula, mas como
atividades adicionais...”(p.1).
“ Tais atividades levaram à
compreensão de que o uso das tecnologias de informação e comunicação - TIC na
escola, principalmente com o acesso à Internet (2), contribui para expandir o
acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de
comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação; permitem estabelecer
novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais
instrucionais tradicionais e rompem com os muros da escola, articulando-os com
outros espaços produtores do conhecimento, o que poderá resultar em mudanças
substanciais em seu interior...”(p.1).
“Não se pode esperar que as
TIC funcionem como catalisadores dessa mudança, uma vez que não basta o rápido
acesso a informações atualizadas continuamente, nem a simples adoção de novos
métodos e estratégias de ensino ou de gestão....”(p.2).
“Há que se empregar nas
ações de hoje todos os recursos disponíveis, inclusive as TIC, tendo em vista a
criação de comunidades colaborativas, que propiciem a criação de suas próprias
redes de conhecimentos, cuja trama ajuda a construir uma sociedade solidária e
mais humanitária...”(p.2).
“Várias atividades de
formação de educadores para o uso pedagógico das TIC têm se desenvolvido na
modalidade de formação em serviço contextualizada na realidade da escola e na
prática pedagógica do professor, o que constitui um avanço. Mesmo assim, outras
dificuldades se fazem presentes, as quais se relacionam tanto com a ausência de
condições físicas, materiais e técnicas adequadas, quanto com a postura dos
dirigentes escolares, pouco familiarizados com a questão tecnológica...”
(p.3-4).
“... a incorporação das TIC
na escola e na prática pedagógica não mais se limita à formação dos
professores, mas se volta também para a preparação de dirigentes escolares e
seus colaboradores, propiciando-lhes o domínio das TIC para que possam auxiliar
na gestão escolar e, simultaneamente, provocar a tomada de consciência sobre as
contribuições dessa tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem...” (p.5).
“... ambientes virtuais,
denominados também de redes colaborativas de aprendizagem, permitem aos participantes
trocar informações e respectivas experiências, estimular a discussão de
problemáticas e temas de interesses comuns, incentivar o desenvolvimento de
atividades colaborativas para compreender seus problemas e encontrar
alternativas para enfrentá-los e sobrepujá-los...” (p.6).
3)
Comentários
O
histórico das TIC apresentado pela autora parece pertencer a um passado
longínquo, só que na prática dentro das escolas Classes do DF continua como
projetos soltos, desvinculados dos acontecimentos diários. Não há investimento,
e nem comprometimento das gestões na aplicação de recursos no que se refere às TIC.
Ficar alheio às mudanças tecnológicas faz da escola um ambiente retrógrado e
pouco atrativo.
O gestor
como responsável pela integração da comunidade escolar precisa compreender as TIC
como um instrumento de gerenciamento e como ferramenta capaz de alavancar a
educação, o despertar desta consciência é um elemento da formação especifica.
4) Questionamento
Sabendo da importância do
envolvimento dos gestores com as questões tecnológicas, por que não exige como
pré-requisito a formação na área?
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